quarta-feira, 19 de março de 2025




Natural de São Paulo, capital, onde reside atualmente com esposa e filhos. Nascido aos 26 dias do mês de março de 1.955, José Araújo é empresário, administrador, artista plástico, autor e escritor tendo começado a escrever aos 14 anos com seu primeiro poema que lhe garantiu o primeiro lugar num trabalho escolar de tema livre dado por sua professora de português.
Ao longo dos anos, José Araújo acumulou muitos trabalhos na gaveta sem publicá-los, até que em 2008, incentivado por um amigo e apoiado pelo editor Edson Rossatto da Andross Editora de São Paulo que acreditou em seu potencial, finalmente publicou seu primeiro trabalho impresso no livro Entrelinhas, uma antologia de contos e microcontos com a participação de vários autores no qual participou com o conto "Um Amigo, um Amante, uma Paixão" que fez um enorme sucesso, tendo sido adotado para trabalhos em sala de aula por inúmeros professores da rede escolar de ensino em São Paulo.

A partir desta publicação, muitas outras vieram. Por consequência de seu excelente trabalho de divulgação e também por causa das antologias, que tendo nelas autores de todo o país e também do exterior, que levaram consigo as obras de José Araújo para suas localidades. Com este processo, seus contos e poemas se tornaram conhecidos em todo o Brasil e também em Portugal, África e Espanha e em diversas colônias de língua portuguesa em países estrangeiros.

Sendo um autor focado em escrever sobre sentimentos humanos, usando ficção, realidade e fantasia para abordar acontecimentos do nosso cotidiano, não são raras as vezes em que o leitor se identifica em alguma parte de seus textos e segundo o autor, isto acontece porque quando se trata de sentimentos, de alguma forma, em algum momento, somos todos iguais e assim, seus textos ganharam a aceitação e admiração do público leitor pelo excelente conteúdo moral e reflexivo, oferecendo uma leitura suave e capaz de proporcionar momentos de muita paz e reencontro com nossa própria essência, através dos sentimentos despertados ao ler suas obras.

Esta aceitação pelo publico leitor, o motivou a publicar seu primeiro livro solo em 2009 pela Usina de Letras Editora, com o título de “Por um Mundo Melhor – Contos para Reflexão”, hoje em sua 2ª Edição, o qual não parou de vender desde seu lançamento garantindo ao autor um lugar no livro “Escritores da Década – 2001/2010” e, em 2010; José Araújo nos trouxe o livro “Sentimentos e Emoções – A Magia dos Contos” com a mesma qualidade impecável de seu primeiro livro solo, despertando grandes emoções nos corações dos leitores de todas as idades.

Desde 2009, após sua primeira publicação solo, ano após ano, seja com contos, poemas ou romances, José Araújo tem estado ativo no mercado literário nacional, brindado os leitores de norte a sul do país e exterior com suas obras sempre repletas e emoções e sentimentos que tocam profundamente o coração de quem as lê.

Tendo iniciado a criar suas obras ainda muito jovem, há muitas delas finalizadas ao longo dos anos a serem publicadas oportunamente, sem contar com os novos livros nos quais José Araújo trabalha atualmente e, segundo o autor, enquanto tiver forças para continuar a escrever, não pretende deixar de fazer o que mais gosta na vida.


AUTOR DOS LIVROS:


Categoria: Contos


1 - “Por Um Mundo Melhor - Contos para Reflexão”

2- “Sentimentos e Emoções - A Magia dos Contos”

3- “Cisne Branco”

4- “Pânico”

5- “Richter 8.2”

6- “Supermarine Spitfire – Uma Paixão”

7- “Atlântida – O Mistério do Cristal”

Categoria: Romance


1-“Haras – Uma História de Amor”

2-“Os Elfos de Paranapiacaba”

3-“Doce Maldição”

4-“Alessandra”

5-“Avenida Paulista – O Mistério do Casarão”

6-“Esmeralda – O Mistério de Lemuria”

7-“Inesquecível – Um Amor Além da Razão”

8-"Bahia - Terra de Todos os Amores"

9-"Haras - Um Amor entre o Poder e a Decadência" 2º Livro da Série.


Categoria: Poesia/Haicais


1-   “Poema e Poesia – Magia & Sedução”

2-   “Coração Apaixonado”

3-   “Versos Tatuados”

4-   “Abismo Lua Adentro”

5-   “Hors Concours”

6-   "Haicais - Brasileirinho - Haicais

7-   "Quatro Estações - Aquarela Brasileira" - Haicais

8-   "Reinvente as Flores" -Haicais

9-   "Haicais Tupiniquins" - Haicais



PUBLICAÇÕES EM DIVERSAS ANTOLOGIAS – BRASIL E EXTERIOR:


Entrelinhas, Universo Paulistano I, II e III, Dimensões. Br., Ecos da Alma, O Segredo da Crisálida, Bola de Pelo pela Andross Editora - SP, Enigmas do Amor, Delicatta IV e V pela Scortecci Editora- SP, Antologia Especial XIV Bienal do Rio, Antologia Especial Bienal de Minas Gerais e Antologia Especial Bienal de São Paulo pela All Print Editora - SP, Poesia e Prosa Verão 2009, Preces e Reflexões pela Taba Cultural Editora R.J., Antologia Cidade, Volumes, I, V e VI em Belém do Pará, Coletânea em Prosa e Verso – Casa do Poeta Rio-Grandense 2010 – 46 anos e Coletânea em Prosa e Verso – Casa do Poeta Rio-Grandense 2011 – 47 anos - Porto Alegre - RS, Antologia Internacional –Poesia Pura e Simples pela Mar de Ideias Editora – RJ 2011, Antologia Brasileira Diamantes II – RS, Una Mirada Al Sur - Buenos Aires –Argentina 2011, (edição em português e espanhol), do livro Expressões (Edição em português, inglês e francês) – Literatura Contemporânea do Brasil – Paris- França 2012, da antologia infantil Historias Para Você Dormir 3 (Edição em português e francês.) – Paris – França 2012 e da antologia infantil 50 Melhores Histórias Infantis pela Literarte 2012, Amor, Sexo e Sedução – pela Editora Delicatta - 2013 – São Paulo – S.P.


TÍTULOS E PRÊMIOS:


1-Título "Escritor da Década 2001/2010" pela Taba Cultural - RJ.


2-Troféu Destaque do Ano 2011 - ANBA- Niterói - RJ.


3-Troféu Destaque do Ano 2012 - ANBA - Niterói- RJ.


4-Prêmio Literarte de Cultura - 2012 - Curitiba- PR.


5-Prêmio Literário Claudio de Souza - 2012 -Petrópolis - RJ.


6-Prêmio INTERARTE de Melhor Romance - Ano - 2011 - Goiânia - GO.


7-Medalha Carlos Scliar - ARTPOP - 2012 - Cabo Frio - RJ.


8-Prêmio Luso Brasileiro Melhores Poetas – 2013


9-Grau Honoris Causa de Doutor em Literatura - Instituto Educacional Rompendo em Fé - Signatário do Pacto Global da ONU - 2012.


10-Comendador - Comenda da Palma Dourada - FEBACLA -FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES - 2012.

11-Prêmio Luso Brasileiro Melhores Poetas - 2014


12-Prêmio Excelência Cultural 2013 - 70 anos - ABD - Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais. Rio de Janeiro - RJ.


13-Comendador - Comenda Pablo Neruda – Universidade do Chile -2014

14-Comendador -  Comenda Luis Vaz de Camões – NALAL – Núcleo de Letras e Artes de Lisboa - Portugal. 2014

15-Prêmio Cecília Meireles de Literatura, Poesia, Jornalismo e Ativismo Cultural - CONINTER - Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes. 2014

16-Medalha Centenário do Inicio da 1ª Guerra Mundial - Tributo aos Defensores da Paz. - CONINTER - Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes. 2014

17-Prêmio Destaque Brasil - 2014 - COLUNA DESTAQUE - Raimundo Nonato - Taubaté - São Paulo. 

18-Embaixador da Paz - Título concedido pela ORGARAN - Organização Inst. Teoc. da Coroa dos Arameus e dos Auranitas em 11/04/2015. 

19-Delegado Cultural para a Região de São Paulo pela CONBLA - Confederação Brasileira de Letras e Artes em 11/04/2015. 


20-Padrinho da Paz - Título concedido pelo Projeto Semente da Paz 2015.


21-Semeador da Paz - Título concedido pela CONINTER - Conselho Internacional de Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes 2015.

22-Comendador, aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo - Casa Civil - Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, 18/09/2015.

23-Cavaleiro Grã-Cruz na Soberana Ordem da Coroa de Gotland, título conferido pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos do Oriente na pessoa do Príncipe Dom Alexandre da Silva Camelo Rurikovich em 15/04/2016.

24- Diploma de Personalidade do Ano de 2015 conferido pela FEBACLA - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes em 15/04/2016.

25-Medalha Emissário da Paz conferida pela FEBACLA - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes em 15/04/2016.

26-Título de Amigo do Príncipe conferido pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos do Oriente como testemunho de amizade do Príncipe Dom Alexandre da Silva Camelo Rurikovich em 15/04/2016.     

27-Delegado Regional do Clube dos Escritores de Piracicaba, SP, em 26/11/2016.

28-Colar Mérito Literário Haldumont Nobre Ferraz conferido pelo Clube dos Escritores de Piracicaba - SP em 26/11/2016. 

MEMBRO DE ACADEMIAS DE LETRAS:



1-Acadêmico Correspondente: ALAV. Academia de Letras e Artes de Valparaíso – Chile – CH..

2-Acadêmico Correspondente: ANBA.

Academia de Letras, Ciências e Artes de Niterói - RJ.

3-Acadêmico Correspondente: ALTO.

Academia de Letras de Teófilo Otoni – MG.

4-Acadêmico Correspondente: ALAF

Academia de Letras e Artes de Fortaleza - CE.

5-Acadêmico Correspondente Imortal – Cadeira 119 -ARTPOP - Academia de Artes de Cabo Frio- RJ.

6-Acadêmico Correspondente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa - Portugal.

7–Acadêmico Imortal - Cadeira Perpétua de numero 30 - CONINTER Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes - RJ.

8-Acadêmico Imortal - Sócio Fundador da A.L.M.A.S. - Academia de Letras, Musica e Artes – Salvador – Bahia.

9-Acadêmico Imortal - Cadeira n° 10 - ALB - Academia de Letras do Brasil - Salvador - Bahia

10-Senador Acadêmico Adjunto para o Estado de São Paulo - CONINTER Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes - RJ
 
11-Acadêmico Praeclarus - Cadeira nº 02 - Letras 
Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba - São Paulo.

12-Membro Efetivo do CONBLA - Confederação Brasileira de Letras e Artes. 

13-Conselheiro Internacional - Movimento União Cultural - Nucleo de Guarulhos - São Paulo- SP. 15/02/2016.

14- Acadêmico Correspondente - AGL - Academia Guarulhense de Letras


PARTICIPAÇÃO EM BIENAIS E FEIRAS DO LIVRO:


Bienal do Livro de São Paulo – Brasil.

Bienal do Livro do Rio de Janeiro – Brasil.

Bienal do Livro da Bahia – Brasil.

Bienal do Livro de Minas Gerais - Brasil.

Feira Pan-Amazônica do Livro – Belém do Pará – Brasil.

Feira do Livro de Porto Alegre – POA – Brasil.

Salón Du Livre de Paris – Porte de Versailles – França.


Contato:

E-mail:escritorjosearaujo@gmail.com



Blog para divulgação de eventos literários do autor:

http://imagens-e-reflexoes.blogspot.com/

FACEBOOK
FACEBOOK PERFIL I

INSTAGRAM
https://www.instagram.com/josearaujosp/

Twitter:

http://twitter.com/josearaujosp

Fotos de eventos e lançamentos do escritor:

http://www.flickr.com/photos/josearaujoescritor/



OBRAS À VENDA NAS LIVRARIAS:



www.livrariacultura.com.br





TODAS AS OBRAS DO AUTOR NOS SITES:


EDITORA PERSE - VENDAS DE LIVROS IMPRESSOS E E-BOOKS

http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1408836487433



AMAZON - VENDAS DE E-BOOKS

http://www.amazon.com/s?ie=UTF8&page=1&rh=n%3A133140011%2Cp_27%3AJos%C3%A9%20Ara%C3%BAjo

Nuvem de Livros - Leitura on Line via Assinatura


ARTES PLÁSTICAS - PINTURA DIGITAL

Obras expostas na Galleria Virtual José Araújo

Acesse, faça uma visita e conheça as obras através do link abaixo:

GALLERIA VIRTUAL ARTISTA PLASTICO JOSÉ ARAÚJO




6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dez Reais, o preço de um tesouro.
    Prezado Sr. Josė Araújo, foi numa feira de livros, que ontem, entre centenas, onde independente do tema, da quantidade de páginas, ou da categoria, o preço unitário era R$ 10,00. Entre na feira, saí sem comprar nada, fui a Livraria onde também não comprei nada, voltei a feira, e entre outros quatro livros incluí o seu. O prime2que resolvi ler. Decubri aue5havia achado um verdadeiro tesouro. Parabéns, ainda estou emocionado com suas estórias.Grande abraço. Sebastião Vendelino Reinert.

    ResponderExcluir
  3. Dez Reais, o preço de um tesouro.
    Prezado Sr. Josė Araújo, foi numa feira de livros, que ontem, entre centenas, onde independente do tema, da quantidade de páginas, ou da categoria, o preço unitário era R$ 10,00. Entre na feira, saí sem comprar nada, fui a Livraria onde também não comprei nada, voltei a feira, e entre outros quatro livros incluí o seu. O prime2que resolvi ler. Decubri aue5havia achado um verdadeiro tesouro. Parabéns, ainda estou emocionado com suas estórias.Grande abraço. Sebastião Vendelino Reinert.

    ResponderExcluir
  4. Senhor Sebastião, fico muito contente em saber que gostou do meu humilde trabalho que tocou seu coração. Um forte abraço e fique com Deus, sempre!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!! Muito linda a pintura em arte digital. São trabalhos delicados e maravilhosos. Marinês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Marinês! Abraços com meus votos de sucesso, sempre!

      Excluir